Polícia Militar e donos de postos de combustível se organizam para enfrentar a violência



    
Polícia Militar e donos de postos de combustível se organizam para enfrentar a violência

O medo da violência venceu o medo do desemprego e está levando frentistas a abrir mão da vaga em praticamente todos os postos de combustível de Pará de Minas. É o reflexo da onda de assaltos que vem tomando conta da cidade, principalmente, nesses últimos meses.

Assustados e temendo pela própria vida, os trabalhadores começam a buscar outro meio de sobrevivência, enquanto os proprietários cuidam de reforçar a segurança e clamam por mais segurança.

Atenta ao problema a 19ª Cia da Polícia Militar de Pará de Minas está mobilizando o setor em torno de uma parceria com o objetivo de combater a criminalidade.

Os primeiros passos foram dados em reunião realizada no quartel da PM que contou, inclusive, com a presença de empresários de municípios vizinhos, onde o número de assaltos à mão armada também aumentou consideravelmente.

A Polícia Militar apresentou um mapa bem detalhado sobre o modo de agir dos assaltantes que, na maioria das vezes, atuam em dupla e utilizam motocicletas para facilitar a fuga. O levantamento também mostra dias e horários em que esses crimes mais acontecem.

A partir desses dados foram propostas ações de enfrentamento ao crime organizado, sendo a criação de um grupo de whatsApp a primeira delas. Os empresários também vão instruir seus funcionários a denunciar qualquer situação suspeita – carro ou moto com placa diferente, conduta anormal do falso cliente, etc, bem como reforçar a segurança eletrônica.

Eles também foram aconselhados a não manter grandes somas em dinheiro nos postos. Em contrapartida, a 19ª Cia vai aumentar a capacidade de atuação, passando a trabalhar com dois grupos de patrulhamento feito por motocicletas (GEPMOR).

A expectativa do Capitão Fábio Santos, Subcomandante da 19ª Cia, é boa tendo em vista que o setor está se organizando e compartilhando experiências para minimizar os problemas.

A atuação da PM também vai ganhar reforço em breve, com o início das atividades do Posto Policial que está sendo construído no Bairro São Francisco, numa parceria da Ascipam e da Ascicred, representando seus associados, assim como da Prefeitura de Pará de Minas.

 Galeria de Imagens

Polícia Militar e donos de postos de combustível se organizam para enfrentar a violência


Executou