No dia 27 de setembro de 2018, a partir das 19 horas, acontecerá – na Câmara Municipal – a apresentação do projeto que promete revolucionar a área educacional e industrial do município: o Pará de Minas 4.0. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil, e propõe a implantação do Polo de Defesa e Segurança no município. Além de atrair novas indústrias e formar novos profissionais, o projeto visa capacitar empresas já instaladas na cidade, requalificar a mão de obra local, fomentar a criação de startups, incentivar pesquisas e estimular a inovação tecnológica.
O objetivo é oferecer soluções que possam ser convertidas em negócios e parcerias com as Forças Armadas e de Segurança Pública, como explica o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (AEAPAM), Ildes Pacheco: “O projeto nasceu da iniciativa de trazer para a cidade o Instituto de Engenharia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo captado por uma empresa que trabalha com startups e organização do setor estratégico das forças armadas de São José dos Campos. Eles perceberam – devido à capacidade logística de Pará de Minas, do próprio instituto e da escola do SENAI – a possibilidade de montar um polo de defesa e segurança ligado, inicialmente, às Forças Armadas do Brasil. O projeto prevê a instalação, no tempo de maturação, de uma indústria do tipo minitanque para exportação e para defesa do mercado interno, uma fábrica de drones chinesa e da montagem do projeto Tucano, ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).”
Durante o lançamento do projeto, será firmado o compromisso com o Tenente Brigadeiro Cury, da FAB. O evento contará com a presença de representantes do Grupo Mais, autoridades municipais e empresários interessados em participar do novo arranjo produtivo.