As vendas no comércio físico brasileiro cresceram em torno de 6% na semana do Dia dos Pais, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O levantamento feito pela Serasa Experian também mostra que esse foi o maior índice desde 2011, cujo índice marcou alta de 8,8%.
Já a análise que considerou apenas o final de semana da data comemorativa no Brasil, em comparação com o mesmo período do ano passado, registrou alta de 4,5%.
Pará de Minas acompanhou o crescimento com índices menores, segundo revelam as primeiras parciais levantadas. No entanto, o comércio lojista já comemora o desempenho das vendas e o sucesso do horário especial de sábado, quando o varejo manteve as portas abertas até as 4 da tarde.
Segundo informações dos lojistas, a véspera do Dia dos Pais agitou o comércio na parte de manhã, apresentou redução de consumidores entre 13h e 14h e a partir daí os clientes se apressaram nas compras finais.
Muitos adquiriram os presentes na última hora por hábito e outros por falta de oportunidade anterior. Mas para os comerciantes o mais importante da avaliação se deve às boas expectativas para este segundo semestre.
Na medida em que a imunização coletiva C-19 avança, a vida vai voltando à normalidade, mesmo que seja a passos lentos, e atrás disso estão novos empregos, maiores vendas e a proximidade do final do ano, época em que o desempenho da economia é sempre maior.
“A Ascipam está se empenhando ao máximo para favorecer o comércio”, disse o presidente Milton Henriques Guimarães. Ao reafirmar que a entidade tem desenvolvido várias ações em defesa dos associados, ele lembra a promoção Compra da Sorte que, nesta quarta-feira (11), estará promovendo mais uma rodada de sorteios. Serão três vales-compras no valor de R$5 mil cada.
O dirigente pede aos lojistas que não se esqueçam de entregar os cupons na sede da entidade, até as 17h. Também defende a importância da conferência prévia deles uma vez que, neste ano, vários consumidores foram desclassificados devido aos dados incompletos, principalmente ausência do carimbo da empresa participante.