As primeiras avaliações sobre o novo Minas Consciente sinalizam que o município tem dado passos muito acertados.
Esta é a avaliação do procurador jurídico do município, Hernando Fernandes da Silva, para quem as correções que constituem o novo texto confirmam o êxito do modelo vigente em Pará de Minas.
O procurador fez questão de ressaltar a participação da iniciativa privada e da própria comunidade no respeito às normas sanitárias. E o presidente da Ascipam, José Misael de Almeida, se mostrou orgulhoso do empenho do comércio, da indústria e da prestação de serviços. “É um compromisso de todos nós. Com respeito ao próximo e, principalmente, à vida, estamos vencendo essa batalha”.
A pré-apresentação do novo Minas Consciente aconteceu ontem à tarde (29), oportunidade em que o governador Romeu Zema e sua equipe deram ênfase ao aperfeiçoamento do conjunto de normas a serem obedecidas no Estado, com foco na preservação da vida e na retomada gradual da economia.
Os municípios somente tomarão conhecimento do conteúdo do Minas Consciente a partir da publicação do texto e o passo seguinte será a avaliação dele e adequação aos decretos vigentes.
Entre as mudanças já anunciadas está a simplificação de análise da realidade dos municípios frente à pandemia. Eles passam a ser enquadrados em apenas três categorias, identificadas como Onda Vermelha (liberação restrita das atividades essenciais), Onda Amarela (ampliação da flexibilização) e a Onda Verde (liberação de serviços não essenciais com alto risco de contágio).
O governador Romeu Zema está seguro do sucesso do novo Minas Consciente, já que ele foi constituído democraticamente, a partir de consulta pública. Zema voltou a defender a necessidade do empenho de todos – poder público e população – para que Minas Gerais vença essa pandemia o mais rápido possível.