Aglomerações, ausência do espaçamento obrigatório entre as mesas, desrespeito ao uso de máscaras, funcionamento madrugada afora e até mesmo em dias proibidos pelo decreto, além de shows musicais ao vivo. Foram essas infrações, inclusive denunciadas por muitas pessoas, que levaram o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Pará de Minas a votar pelo novo fechamento dos bares.
A determinação consta do Decreto 11.154, que já está em vigor. A decisão dos representantes do Comitê foi pelo recuo da flexibilização até o dia 3 de julho. Levando em consideração que os bares somente vinham funcionamento nas sextas, sábados e domingos, até a nova reunião do Comitê só vai se passar um fim de semana.
A expectativa é que nesse período a conscientização dos comerciantes e consumidores seja fortalecida para quando acontecer a reabertura dos estabelecimentos. Ascipam, CDL e a Frente Gastronômica de Pará de Minas (Fegapam) vão reforçar a divulgação das medidas sanitárias que devem ser obedecidas com rigor.
Já a Prefeitura está liderando outra frente fiscalizadora, com a participação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Fiscais sanitários também percorrerão a cidade, para ampliar o monitoramento diário que terá dois veículos à disposição. Se houver empenho de todos, os bares voltarão a funcionar em breve, claro, dentro das normas. Do contrário, permanecerão fechados.
O Comitê até levou em consideração que não foram todos os comerciantes do ramo que cometeram infrações, mas seria impossível manter a ordem e as normas caso alguns permanecessem em funcionamento.