O prefeito Elias Diniz anunciou, em coletiva de imprensa, que já encaminhou ao Ministério Público de Pará de Minas todas as informações referentes ao processo de flexibilização do comércio lojista.
Segundo ele, o MP recebeu detalhamento completo da metodologia adotada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, incluindo relatórios sobre a manifestação local do vírus, protocolo dos índices aceitáveis, assim como as deliberações completas para análise.
Elias fez questão de frisar que a documentação disponibilizada ao MP mostra claramente a organização do município no enfrentamento do vírus. Também foram informadas as ações adotadas pelas entidades que representam o comércio lojista – caso da Ascipam e da CDL – assim como a fiscalização que está sendo feita diariamente, mostrando que o empresariado está respeitando totalmente as normas de prevenção e segurança.
Na oportunidade o prefeito também declarou que o Comitê de Enfrentamento continua trabalhando com muito rigor, priorizando a saúde da população e, ao mesmo tempo, procurando equacionar as relações econômicas.
Tanto é assim que para a próxima semana está prevista a flexibilização de mais atividades, caso dos salões de beleza, barbearias, academias e similares. As liberações gradativas têm o objetivo de controlar o fluxo de pessoas nas ruas e em atividades, de modo a não acentuar a curva de contágio.
A mobilização precisa ser mantida, com o empenho de todos, evitando-se a eventualidade de nova suspensão dos segmentos que sustentam a economia local.