Em mais uma frente de grande interesse dos associados, Ascipam e CDL protocolaram hoje na Prefeitura de Pará de Minas ofício solicitando a reabertura do comércio lojista a partir desta quinta-feira (09/04), em horário especial.
Para colaborar com as medidas preventivas ao novo coronavírus, as entidades propõem jornada reduzida no varejo – de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h.
O ofício também foi embasado no decreto estadual que restringe várias atividades nesse período difícil. As entidades observaram que, em momento algum, as medidas emergenciais listadas pelo Governo de Minas proíbem o varejo de rua.
De acordo com o artigo 6º, as restrições listaram shopping centers e estabelecimentos situados em galeria ou centros comerciais. “Não é o caso de Pará de Minas, pois aqui nossas lojas estão nas ruas”, declarou o presidente da CDL, Nilton Ferreira de Oliveira.
No ofício as entidades também citaram a contradição que está ocorrendo em Pará de Minas em relação ao decreto estadual que no artigo 7º reconhece: “...Os estabelecimentos comerciais e industriais que permanecerem abertos deverão adotar restrições e práticas sanitárias...”. Diante disso, Nilton Ferreira vê a possibilidade do comércio reabrir.
A nova mobilização das entidades também se deu em virtude dos fatos que estão acontecendo em Minas Gerais. Segundo levantamento, 150 cidades já flexibilizaram as medidas de distanciamento social.
As mudanças ocorreram após o governo federal anunciar novas orientações, prevendo a possibilidade de municípios e estados com sistemas de saúde de baixa ocupação deixarem as restrições menos rígidas.
Como o prefeito Elias Diniz não estava em seu gabinete, os dirigentes entregaram o ofício para a chefe de gabinete dele, Andréia Paulino, e aguardam retorno nas próximas horas.