A Prefeitura de Pará de Minas acaba de publicar (30/03) o Decreto Nº11.057/20, estabelecendo que, a partir desta data, o município adotará integralmente as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado de Minas Gerais, que norteia as decisões administrativas de âmbito estadual.
Ao justificar a decisão, o prefeito Elias Diniz declarou que a medida é uma “forma de garantir a eficácia das providências de contenção do avanço da epidemia do coronavírus (Covid-19) em nosso Estado, uniformizando as providências e medidas já implementadas pelo Poder Executivo Estadual”.
Com essa publicação, o comércio lojista de Pará de Minas continuará fechado, assim como as demais atividades constantes do decreto estadual em vigência desde o último dia 23 de março, e o governo estadual não definiu ainda a data de retorno dos mesmos.
Segundo o Procurador Jurídico do município, Hernando Fernandes da Silva, a Prefeitura está atenta às publicações do Estado e da União. Tão logo haja alguma alteração nas deliberações, Pará de Minas fará outros decretos ou mesmo rescindirá o de hoje, caso haja necessidade.
GOVERNO DE MINAS – Em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, concedeu coletiva de imprensa agora à tarde e quando perguntado sobre a retomada das atividades econômicas, deu a seguinte resposta: “Todas as medidas adotadas foram bem pensadas, então quando se fala em estudos de impacto na atividade econômica temos que pensar bem para saber o que fazer. Esses estudos fazem parte de qualquer gestão de crise, mas isso não quer dizer que modificaremos nossa conduta de hoje para amanhã. Estamos estudando, procurando os melhores caminhos e condutas baseados em estudos e na literatura. É importante enfatizar – estudo é diferente de implementação. Estamos na fase de estudo, olhando para a frente e tentando medir cenários”.