A Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), assim como outros órgãos do setor público e privado, foi convocada pela Prefeitura de Pará de Minas a integrar a mobilização preventiva à chegada do coronavírus ao município. Em decreto de emergência, visando o enfrentamento da situação, o prefeito Elias Diniz apresentou o Plano de Ações. Seguem as principais medidas:
AULAS: suspensas em todas as unidades de ensino da rede municipal (sabe-se que o mesmo aconteceu nas escolas das redes estadual e particular);
EVENTOS: todos os eventos com público superior a 100 pessoas também estão suspensos;
TRANSPORTE PÚBLICO: ônibus, táxis, mototáxis e transporte via aplicativos receberam a determinação de disponibilizar meios de higienização aos passageiros;
PROCON EM AÇÃO: o órgão de defesa do consumidor emitiu notificação pública às farmácias, supermercados e similares, limitando a venda de álcool gel a apenas uma unidade por consumidor. Comerciantes que aumentarem abusivamente o preço do produto serão penalizados.
Ao pedir empenho de todos na prevenção, a Prefeitura disse também que espera contar com a mobilização dos setores econômicos do município e a Ascipam já sinalizou afirmativamente, já que o empresariado de nossa cidade sempre se colocou à disposição das causas coletivas.
São várias as medidas preventivas, sendo as mais importantes: higienização constante das mãos, não compartilhar objetos pessoais, manter ambientes bem ventilados, evitar aglomerações e cobrir o nariz ou a boca ao tossir ou espirrar.