Preparando-se para o festival que movimentará Pará de Minas, bares e restaurantes receberam – no dia 20 de maio de 2019 – a consultoria do chef Edson Puiati, que ofereceu dicas e sugestões para a montagem dos pratos que serão comercializados durante o evento.
O “Cultura no Parque” é uma realização do Ministério da Cidadania e da Siderúrgica Alterosa, através da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto faz parte das comemorações dos 60 anos da siderúrgica, que presenteará Pará de Minas com um grande festival que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho de 2019.
De acordo com o Puiati, a Gastronomia é uma das poucas áreas profissionais onde é possível explorar todos os sentidos do ser humano: “Ao montar um prato, é importante ressaltar os ingredientes que o compõe. Temos que tentar transmitir o máximo de informações visuais, para que a pessoa veja, sinta vontade de experimentar e tenha uma experiência inesquecível. Queremos fazer pratos memoráveis, que explorem não somente o paladar, mas também a visão e o olfato”.
O encontro com o chef aconteceu no Organic GastroPub, que também participa do festival. O proprietário do bar – Elton Simão, o conhecido Xuxa – ressaltou a importância de eventos como este para a cidade e para a valorização da gastronomia local: “É um momento oportuno para obter mais conhecimento e destacar nossa culinária. O evento está muito bonito, os preparativos estão criando grandes expectativas e estamos felizes em participar. Como o Cultura no Parque é gratuito, estamos adequando nosso cardápio, para ele possa agradar toda a família. Teremos grandes espetáculos, expositores da cidade, bares, restaurantes, food trucks e o Espaço Kids. As atrações musicais serão com vários artistas locais, que fazem sucesso por onde passam”.
O Cultura no Parque contará com a participação dos bares: Dipanas, La Carneria, Digníssimo, A Casinha, Organic Gastropub e Show de Bola, além dos food trucks: Fome do Cão, Sorveteria Devorê e Mega Churros. O evento, que será realizado no Parque do Bariri, contará também com um palco principal e uma extensa grade de apresentações. Além disso, acontecerão a feira agroecológica – em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) –, a tenda de artesanato com expositores e espaço de lazer para as crianças.
André Paiva, Diretor de Exportação da Siderúrgica Alterosa, comentou a iniciativa: “É um evento bastante interessante, que tem como cenário um ponto turístico de Pará de Minas. A ideia de fazê-lo no Parque do Bariri é justamente porque é um local onde as pessoas gostam de passear aos fins de semana. O festival é um presente da Siderúrgica Alterosa para toda a população da cidade, sendo que priorizamos a valorização dos artistas, produtores e empresas da terra”.
A programação do “Cultura no Parque” pode ser acompanhada nas redes sociais, através do Instagram e do Facebook, onde o público poderá conferir, também, os pratos que serão comercializados pelos estabelecimentos participantes.