Nos dias 24 e 25 de novembro de 2018, aconteceu – na penitenciária Pio Canedo – o Dia do Voluntário Legal. O evento contou com a participação dos professores da Escola Estadual Agmar Gomes do Couto, Igreja Universal do Reino de Deus, Águas de Pará de Minas, Doutores Palhaços e Faculdade de Pará de Minas (Fapam). A Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) também participou da iniciativa e levou a Casinha Itinerante do Papai Noel até o local, para que os visitantes dos detentos pudessem visitar o Bom Velhinho.
De acordo com Marcelo de Carvalho Barbosa, Diretor-Geral da Pio Canedo, o Dia do Voluntário Legal tem como proposta estreitar os laços e humanizar o cumprimento da pena dos detentos, dando apoio aos familiares: “Essa iniciativa nasceu da necessidade da escola de trabalhar para além do conteúdo formal e incluir os temas transversais. Desta vez, nos voltamos para os familiares dos presos, com objetivo de estreitar os laços e humanizar ao máximo o cumprimento da pena. A situação deles é difícil, mas costumo dizer que quem paga a pena maior são as famílias. O detento está aqui dentro e tem todos os seus direitos preservados. Quem sofre mais, quem pega sol e chuva são os familiares.”
Durante as manhãs de sábado e domingo, os alunos da Fapam fizeram aferição de pressão e medição de glicemia. Além dos cuidados com a saúde e do bem-estar, os familiares dos detentos receberam também um café da manhã. Já as crianças tiveram pula-pula, pintura de rosto e foram recebidas com muito carinho pelo Papai Noel.