A agência dos Correios de Pará de Minas deu início à campanha de Natal e disponibilizou 800 cartinhas com os mais inusitados pedidos para serem atendidos. A iniciativa – que acontece durante os meses que antecedem o Natal – buscou atender as crianças de quatro escolas da cidade e também da zona rural, como explica Andreia Menezes, gerente local: “É uma campanha muito bonita. Dependemos exclusivamente da colaboração da população para que ela aconteça, para tirar os sonhos do papel e torná-los realidade. Estamos trabalhando com escolas indicadas pela Secretaria da Educação, pois são aquelas onde encontramos crianças mais carentes.”
Neste ano, devido ao grande volume, a agência atenderá apenas as cartinhas coletadas nas escolas. Dentre os pedidos estão bolas, material escolar, lápis, bonecas, bombons, panetones e cestas básicas. Todavia, Andreia afirma que alguns surpreendem: “Temos centenas de cartas para serem apadrinhadas, com todas as espécies de pedidos. No entanto, uma cartinha em especial não pediu presentes. Ela pediu a benção de Deus, pois achava que as pessoas na rua não tinham muitas coisas e que ela preferia que o presente dela fosse doado a uma pessoa de rua.”
Os interessados em adotar uma cartinha devem se dirigir até a agência dos Correios, onde foi instalada uma caixa com todos os pedidos. Assim que a escolha for feita, o padrinho deve se dirigir ao atendimento para fazer o cadastramento. Desta forma, a agência terá o controle sobre quais cartas foram apadrinhadas.
Os presentes doados serão entregues pelos Correios – a partir das duas primeiras semanas de dezembro – nas escolas. Em decorrência disso, os responsáveis pela campanha pedem que o presente seja embrulhado em embalagem resistente e que o número da cartinha seja anexado ao embrulho.