A cidade começou o mês de outubro ganhando um presente: a aprovação da implantação do tão sonhado e almejado “Olho Vivo”. Após inúmeras reuniões com empresários, associações, autoridades públicas municipais e de segurança, a resposta positiva foi recebida e o sonho de ter o projeto no município já passa a ser uma realidade.
Misael Almeida, presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), explicou a importância da notícia: “Diretores da atual gestão e da anterior – presidida pelo Carlos Henrique de Souza – lutaram muito para concretizar este sonho, agora oficializado. Firmamos um termo de compromisso entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. Digo, com muita alegria, que todos nós estamos gratos e felizes, pois a cidade estará mais protegida.”
A previsão é de que o projeto comece a ser colocado em pauta. Para o Tenente Coronel Azevedo, é um momento de comemoração para toda a sociedade: “Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos por esta conquista. É um sonho que começa a caminhar, junto de outros projetos da área de Segurança Pública. Tivemos uma sinalização positiva nessa conjunção de esforços, alinhando as expectativas e os horizontes em relação à concretização da implantação do Olho Vivo.”
Tenente Coronel Azevedo ressaltou as benesses da implantação do projeto: “Os benefícios, em relação à segurança, são imediatos. Nos municípios em que o sistema já foi implementado, houve – estatisticamente – uma diminuição drástica da criminalidade, principalmente nos pontos monitorados. O sistema também nos auxilia e tem um papel importante na perseguição criminal, servindo como meio de prova para ajudar em investigações.”
Idealizador do projeto junto à diretoria da Ascipam, o empresário Carlos Henrique de Souza – que hoje atua no Grupo Mais – comemora a conquista: “Junto do Grupo Mais, começamos a dar prioridade ao projeto e demos prosseguimento a ele com a ajuda da Prefeitura e da Polícia Militar. Depois de uma intensa movimentação do Misael para fazer essa convergência de apoio, o presidente da Câmara Municipal se sensibilizou e os recursos foram alocados. Vejo, agora, que o Olho Vivo está pronto para ser iniciado. É uma notícia fantástica e uma grande conquista para nossa cidade.”
Os pontos para implantação das câmeras foram definidos mediante um estudo conduzido pela Polícia Militar. Foram privilegiadas todas as entradas e saídas do município, os maiores corredores da cidade e os pontos críticos de maior criminalidade. O projeto será iniciado com 35 câmeras instaladas, número que poderá aumentar de modo a resguardar toda Pará de Minas e facilitar o trabalho dos policiais.