O Governo de Minas estendeu até a próxima segunda-feira (22/11), a Consulta Popular em que os moradores de Pará de Minas apontarão suas prioridades no que diz respeito à reparação socioeconômica dos prejuízos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, em janeiro de 2019.
Na consulta, a população selecionará temas e subtemas relacionados a seis tópicos: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Água, Saneamento Básico e Resíduos Sólidos; Assistência Social, Esportes e Segurança Pública; Educação, Geração de Renda e Empreendedorismo; Infraestrutura Urbana e Rural; Saúde e o último, Turismo, Cultura e Patrimônio.
A Ascipam tem se mobilizado no sentido de despertar o interesse da comunidade, em especial de seus associados. O presidente Milton Henriques Guimarães reconhece nesse processo a legitimidade da população, uma vez que ela opinará diretamente sobre o direcionamento dos investimentos. Como se sabe, Pará de Minas receberá R$83 milhões em obras.
Segundo Milton, a participação da sociedade vai mostrar às futuras gerações que não estamos de braços cruzados. “Ao contrário, estamos defendendo os interesses do nosso município, que foi bastante prejudicado pelos impactos ambientais”, concluiu.
QUEM PODE VOTAR? Todas as pessoas que possuem título de eleitor ou recebem o pagamento emergencial. A votação pode ser feita pelo site da Ascipam (ascipam.com.br), bastando o interessado clicar no banner específico, que abrirá o link da Consulta Popular.
A votação será realizada pelo aplicativo MG App, pelo Portal do Cidadão (https://cidadao.mg.gov.br/). Através do portal, você tem acesso às listas de pontos de apoio instalados no seu município, com dias e horários de funcionamento.