Entidades e a sociedade civil paraminense estão se mobilizando para mostrar que a cidade está preparada – estrutural e estrategicamente – para encarar os desafios da nova economia mundial. Assim surgiu o Projeto “Pará de Minas 4.0”, um conjunto de ações que têm o objetivo de oferecer novas possibilidades econômicas, não só para o município, mas para toda a região circunvizinha.
Direcionadas para as áreas de Inovação e Tecnologia, as iniciativas buscam a interação entre a sociedade civil organizada, o Poder Público e a iniciativa privada. O termo “4.0” é uma referência à quarta Revolução Industrial e o quarenta é uma alusão aos anos que faltam para que a cidade comemore seu bicentenário.
O projeto não prevê somente a instalação de novas indústrias e a formação de mão de obra qualificada. Ele visa, também, a recapacitação de empresas e profissionais já inseridos no mercado, bem como fomentar a criação de startups e incentivar a pesquisa e a inovação tecnológica. O objetivo é oferecer soluções que possam se transformar em oportunidades de negócios e parcerias, inclusive com as Forças Armadas e segmentos relacionados à Segurança Pública. A Câmara Municipal foi palco do lançamento oficial do Pará de Minas 4.0 e da assinatura da carta compromisso para a implantação do polo de defesa e segurança na cidade.
Representando o Ministério da Defesa e atuando na Secretaria de Produtos de Defesa, o Comandante Gusmão recebeu o documento e ficou muito satisfeito com a capacidade de mobilização da sociedade para a implantação do projeto: “Enxergamos esta iniciativa com muito orgulho e satisfação, pois é uma ação que estimulará a capacitação tecnológica e a geração de empregos para região. Consequentemente, isto ajudará no desenvolvimento do país e na melhoria das condições de vida dos brasileiros. Nós acreditamos que, com trabalho e afinco, podemos alcançar qualquer objetivo. Durante minha apresentação, expus um pouco do trabalho da Secretaria de Produtos de Defesa e como poderemos ajudar Pará de Minas nesse importante projeto.”
A solenidade também contou com representantes das mais importantes instituições de Pará de Minas, do Poder Público e de investidores com interesse neste arranjo produtivo. Rodrigo Campos, coordenador do Projeto 4.0, atua no mercado de defesa há 20 anos em projetos da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele ressaltou que o projeto é resultado de um trabalho feito a muitas mãos e que pretende apresentar para a cidade uma nova vocação: “Ele se baseia no desenvolvimento de tecnologia e inovação, e um dos projetos sustentadores desse trabalho é a criação de um Polo de Defesa e Segurança em Pará de Minas. É um projeto que depende de ações estruturantes, pois o 4.0 remete para a quarta Revolução Industrial. Nesse contexto, as pessoas que usufruirão destas iniciativas talvez nem tenham nascido ainda. A constatação disto exige desprendimento, pois nosso compromisso maior é com o futuro.”
A Câmara Municipal ficou lotada de pessoas, que assistiram atentamente à apresentação de todo o projeto. Rodrigo Campos demonstrou que Pará de Minas é uma cidade de grande potencial e com todos os pré-requisitos para atrair investimentos direcionados para a formação e capacitação de profissionais.