Na última reunião dos vereadores na Câmara Municipal, realizada no dia 25 de junho de 2018, o presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas, Misael Almeida, fez uso da tribuna para reivindicar que não fosse permitida a realização da Feira de Couros e Malhas em Pará de Minas.
Segundo ele, a associação vem realizando – nos últimos meses – diversas ações para fomentar a economia da cidade e a realização da feira vai na contramão disto, uma vez que empresários de outras cidades levarão recursos que poderiam ser investidos no comércio local. Misael também buscou apoio dos deputados Eduardo Barbosa e Inácio Franco, assim como da Prefeitura de Pará de Minas, e demonstrou sua insatisfação.
“Estive na Câmara Municipal para pedir que não aprovem a realização da feira na cidade. Conversei com o Daniel, filho do deputado Eduardo Barbosa – que se colocou a disposição para nos ajudar – e com o prefeito Elias Diniz. Expus para eles as dificuldades que o comércio em Pará de Minas vem passando nos últimos tempos, e como nós, da Ascipam, estamos trabalhando para fomentar a economia. Não concordo de forma alguma com essa atitude, pois estamos fazendo tudo para aquecer as vendas e não temos condições de sermos anfitriões de uma feira.”
Misael ressalta que o comércio de Pará de Minas é ativo, gerando tributos e muitos empregos na cidade. E lembra que os empresários – que lutam para manter as portas abertas e investem para atrair consumidores – arcam com diversos gastos para manter seus empreendimentos no mercado: “Tomei todas as atitudes necessárias e pedi que não fosse liberado o alvará. Em Pará de Minas, existe uma lei de 2003 que é bem elaborada, que dificulta eventos como este e que deve ser respeitada. Somos um polo comercial muito grande e fazemos parte do cinturão do Centro-Oeste mineiro. Não é justo para um município que investe tanto ter que enfrentar este tipo de problema. Estamos preocupados, lutamos com dificuldades e a Ascipam está aqui para defender e dar satisfação aos associados. Estou me entregando de corpo e alma pela Ascipam e não vou desistir”, exclamou.
O presidente da entidade ressalta a importância do comércio para a cidade: “Praticamente todas as famílias de Pará de Minas já tiveram uma pessoa que começou sua carreira atrás de um balcão. O comércio é importante porque gera tributos e muitos empregos. Em nossa cidade, temos um comércio ativo, com entretenimento, muitos segmentos, muitos produtos e preços competitivos. Estou nesta batalha junto da CDL e nós sabemos que uma feira nesse momento vai afetar todos. Não deixaremos isso acontecer. Vou tomar todas as atitudes que tenho direito. Espero que a população me compreenda e esteja ao nosso lado.”
A Ascipam está preparando para o mês de julho grandes ações que visam aquecer o comércio, além de favorecer os consumidores com promoções e descontos. A campanha “Mega Prêmios o Ano Inteiro” desta vez sorteará dois títulos de ouro, no valor de R$20 mil reais, para quem comprar nas lojas associadas à entidade.