Nesta semana, o inspetor Carlos Alberto da Silva – contratado pela Associação Empresarial de Pará de Minas para fiscalizar a atividade de vendedores ambulantes – abordou caminhões que vêm atuando na região. De acordo com Carlos, o responsável pelos veículos os encaminha para bairros da cidade e, com uma motocicleta, anuncia a venda de chocolates.
Os ambulantes alegam que caminhão estragou e, em decorrência disso, estão vendendo os chocolates a preço de custo, pois podem estragar. Trata-se, na verdade, de uma jogada de marketing que engana as pessoas e as induzem a comprar produtos sem procedência que podem causar danos para a saúde. Segundo o inspetor, assim que foram notificados de que Pará de Minas não permite a atuação de comércio ambulante, os envolvidos relataram que se deslocariam para a cidade vizinha, Juatuba.
A princípio, o vendedor ambulante é abordado e recebe as orientações sobre quais as medidas deve tomar para obter seu alvará. Caso ele seja reincidente, sua mercadoria é apreendida. A população pode ajudar denunciando a atuação dos vendedores na cidade através do telefone da inspeção da Ascipam, (37) 99971-6066, ou do plantão da fiscalização da Prefeitura de Pará de Minas, pelo (37) 3233-5656.