Está tudo pronto para a entrega de mais um serviço oferecido pela Associação Empresarial de Pará de Minas a seus associados: trata-se do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE). A inauguração acontecerá no dia 20 de março, na sede da entidade, às 16 horas. O PACE será mais um setor da Ascipam e terá como parceiros a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Através do posto avançado, os associados terão um local para negociar com o cliente devedor, como explica o gerente-executivo da Ascipam, Ednei Duarte: “Quem possuir crédito a receber poderá nos encaminhar. Convocaremos o devedor e o credor para que possamos fazer a conciliação e garantir que ambas as partes saiam satisfeitas da negociação.”
Para isso, a Ascipam firmou um acordo com o Tribunal de Justiça, no qual as pessoas envolvidas receberão um login que permitirá acesso ao sistema do tribunal. Será emitida uma ata a ser assinada pelo devedor e pelo credor, comprovando como a negociação foi feita. Posteriormente, a referida ata será homologada pelo juiz e se tornará uma negociação extrajudicial.
O serviço não terá custo para o devedor e nem para o credor. De acordo com o Ednei Duarte, a ideia é desafogar o judiciário: “Sabemos que existem muitas pessoas que possuem débito e desejam quitar suas dívidas, mas não conseguem fazê-lo por falta de negociação. É importante ressaltar que a associação contará com dois profissionais altamente qualificados para o serviço e trabalhará de forma justa e transparente com as partes envolvidas no processo.”
A sala que abrigará o PACE será anexa ao salão multiuso da entidade. A partir do dia 20, o posto está à disposição dos associados para que estes possam levar suas demandas. A partir de então, a Ascipam vai intervir na negociação entre credores e devedores.