Graças a um trabalho intenso – realizado nos últimos meses pela Associação Empresarial de Pará de Minas, em parceria com a Prefeitura e com o apoio da Polícia Militar – a atuação de vendedores ambulantes tem diminuído drasticamente.
Após as cidades de Belo Horizonte e Divinópolis proibirem a atuação de ambulantes, muitos deles migraram para as cidades próximas, incluindo Pará de Minas. Esta movimentação gerou um crescente número de vendedores pelas ruas do município e como trabalham ilegalmente, a concorrência é desleal com os estabelecimentos comerciais, pois estes se mantêm no mercado arcando com várias despesas. Para ajudar no trabalho de fiscalização, a Ascipam – defendendo o interesse de seus associados – contratou um inspetor que auxilia os fiscais da Prefeitura.
A fiscalização dos vendedores ambulantes irregulares continua rigorosa e os fiscais estão atentos a todos as denúncias, dando resposta ao comércio local. A princípio, o vendedor é abordado e recebe as orientações sobre quais as medidas deve tomar para obter seu alvará. Caso ele seja reincidente, sua mercadoria é apreendida.
A população pode ajudar, denunciando a atuação dos vendedores na cidade através do telefone da inspeção da Ascipam, (37) 99971-6066, ou do plantão da fiscalização da Prefeitura de Pará de Minas, (37) 3233-5656.