Foram quatro dias de promoção que se converteram no maior movimento comercial já registrado nos últimos anos em Pará de Minas. As ruas ficaram mais bonitas – enfeitadas pelas bandeirinhas multicores – e a cidade se tornou mais alegre, inundada pela contagiante energia do forró tocado pela banda do sanfoneiro Caxangá – acompanhado da mascote do Cartão Ascipam – em diversos pontos do município.
A Liquidaço aconteceu entre os dias 5 e 8 de julho, com centenas de lojas aderindo à campanha e oferecendo descontos de até 50% nos produtos. Os associados da Ascipam acreditaram e investiram na ideia, sendo que em diversos segmentos as expectativas foram amplamente superadas. Um exemplo é o Posto PMMG, que – de acordo com a gerente Adriana Ferreira – obteve excelentes resultados: “Foi muito bacana. A princípio, não é uma coisa comum ver postos de gasolina participando deste tipo de promoção, mas queríamos provar que Pará de Minas estava engajada e abraçamos essa causa da Ascipam. O comércio está procurando maneiras de prosseguir no clima de alegria, tendo atitude e criando coisas novas. A Liquidaço foi uma inovação maravilhosa. No posto, os clientes comentaram e adoraram a ideia. Acreditamos na campanha e os resultados obtidos foram ótimos.”
As lojas ficaram lotadas durante todos os dias de promoção. A proprietária das lojas Luna e Detalhe – Andrea Aparecida Chaves – teve, em diversos momentos, que buscar mais mercadorias para atender aos clientes. Com isso, a empresária teve a oportunidade de conquistar os novos consumidores que visitaram suas lojas: “Foi muito bom mesmo. Houve uma reviravolta nas vendas, que melhorou demais o movimento. O povo ficou mais animado com as ruas enfeitadas. Recebi a visita de muitas pessoas, que passaram a ser nossos clientes, pois conheceram a loja e gostaram dos produtos.”
O empresário Nilton Ferreira Oliveira, proprietário da rede de lojas Cabocla Modas, também ficou satisfeito com os resultados e frisou a importância dos lojistas investirem nestas iniciativas: “A Liquidaço superou as expectativas. Vi uma grande melhora nas vendas. Tudo combinou muito bem: o frio que veio para ajudar, as bandeirolas que ficaram maravilhosas e o Caxangá alegrando as pessoas por onde passa. Todos os envolvidos estão de parabéns. E, claro, também nós, lojistas, que apoiamos a ideia fazendo o melhor preço para nossos clientes.”
Na loja Manejo, o empresário Francisco Xavier Lopes colocou os mais variados produtos em promoção. Para ele, tudo foi feito em um momento bem oportuno: “A Liquidaço aconteceu em um ótimo momento, pois julho é repleto de festas tradicionais. Além disso, tivemos o frio, o início de mês e – completando tudo – as bandeirolas que ficaram maravilhosas. Para mim, foi um natalzinho. Vi clientes comentando que seus amigos e vizinhos estavam vindo para as ruas para contemplar a decoração. Nesse clima, eles entram nas lojas e compram. Foi muito bom, com preços bons e competitivos. Vendi tudo aquilo que expus.”
O presidente da Ascipam – Misael Almeida – foi o idealizador a promoção e comprovou que o “simples também é belo”. Satisfeito com o resultado da Liquidaço, ele já promete um Natal inesquecível para Pará de Minas: “Nossa avaliação foi muito positiva. Gostaria de agradecer a toda a diretoria, que abraçou a ideia; aos parceiros; à equipe da Ascipam, que trabalhou incansavelmente para que essa promoção fosse um sucesso; e, principalmente, aos empresários que abraçaram a campanha, pois se eles não tivessem acreditado e aderido, não teria acontecido esse sucesso. Agradeço também ao povo, que nos procurou, elogiou e investiu no comércio de nossa cidade. Tudo isso reforça nosso compromisso de, nesse biênio, fomentar o comércio para que Pará de Minas cresça. Agora é pensar adiante. Já procuramos a Prefeitura e, juntos, vamos fazer o Natal Iluminado na cidade. Será tudo muito bonito, trazendo alegria para a população.”
Luiz Carlos Lopes – proprietário das lojas Hering, Arezzo e Fox – fez questão de frisar que a crise é o momento para refletir e criar coisas novas: “Achei a ideia do Liquidaço bastante inovadora. Desde domingo, quando as ruas estavam sendo enfeitadas, a gente percebia o ar de felicidade nas pessoas que passeavam pelas vias. Isto criou um clima maravilhoso, unindo a época, o frio, a festa realizada pela Prefeitura e todas as ações da Liquidaço. Os consumidores ficaram mais felizes, compraram mais, a adesão das lojas foi muito grande e tudo isso gerou um excelente resultado. Em tempos de crise, crie, para poder colher bons frutos”.
A campanha terminou neste sábado, às 16 horas. Entretanto, muitas lojas tiveram que prolongar o horário de funcionamento, pois os clientes queriam aproveitar as superofertas. A campanha foi uma autêntica festa do povo, com as famílias aproveitando para passear, conhecer melhor as lojas da cidade e aproveitar o clima de confraternização que tomou conta das ruas.
A Liquidaço foi uma ação realizada pela Ascipam, consolidada pela adesão de seus associados e que teve o apoio da Prefeitura de Pará de Minas.