Lançada há aproximadamente dois meses, a campanha da Ascipam – em parceria com órgãos públicos – para buscar soluções para as pessoas em situação de rua já colhe frutos, com a realização de diversas ações. No dia 19 de maio, a Polícia Militar – juntamente à Polícia Civil e às equipes da Prefeitura de Pará de Minas de Postura e Vigilância Sanitária – montaram uma força-tarefa a fim de fiscalizar e coibir a prática de crimes.
Durante a primeira abordagem, foi realizada a fiscalização em estabelecimentos situados na praça Torquato de Almeida, no que diz respeito ao acondicionamento de mercadorias, ao controle de hospedagem e tudo o que se refere à questão de salubridade. Um hotel foi interditado durante o processo. Na sequência da operação, foram realizadas abordagens visando o combate ao tráfico de drogas no terreno da antiga Transtex, situada na praça Simão da Cunha. A Polícia Militar, junto aos demais órgãos, compareceu ao local, onde foram feitas averiguações e as equipes lograram êxito na prisão de seis suspeitos. Foram apreendidas 27 pedras de crack, 1 porção de maconha, 1 revólver calibre 38 com 8 munições, 1 aparelho de som automotivo Pioneer, 1 par de tênis da marca Asics, 3 cheques pré-datados no valor de R$300,00 cada e 02 aparelhos celulares.
De acordo com o Aspirante da Polícia Militar de Pará de Minas, Luiz Campos, a próxima etapa será o fechamento do local, bem como a demolição e retirada dos abrigos improvisados: “Na verdade, aquele local está sendo utilizado para guardar drogas. A prefeitura vai isolar o lugar e fazer um trabalho de revitalização de toda a área da praça, para que ela possa ser ocupada pelas pessoas de bem.”
Além da operação realizada nesta sexta-feira, a Polícia Militar vem promovendo ações preventivas, com a maior presença de policiais nas ruas. “Às vezes, a população acha que o trabalho da Polícia Militar se limita a prisões e apreensões, mas temos como missão realizar atos preventivos, como a blitz educativa, uma maior presença policial e fiscalização junto aos demais órgãos. Enfim, prevenir, orientar e proteger a sociedade. Quando houver quebra da ordem pública, vamos agir para restaurá-la”, explica o Aspirante Luiz Campos.
A iniciativa conta com o apoio da Ascipam, que tem como objetivo defender os interesses de seus associados.