Em defesa dos comerciantes estabelecidos em Pará de Minas, a ASCIPAM protocolou ofício na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano solicitando medidas urgentes de combate à presença dos ambulantes.
Depois de um curto período de ausência eles voltaram a invadir a praça, aproveitando o afrouxamento da fiscalização. Na última semana, por exemplo, houve até disputa de ponto na Benedito Valadares.
A principal rua do centro da cidade foi tomada por vendedores de frutas, hortaliças, utilidades do lar, confecções, brinquedos e flores, dentre tantas outras mercadorias. Todas sem procedência e adquiridas ilegalmente em outros estados, principalmente São Paulo.
Tão logo as manifestações de protesto chegaram à ASCIPAM, a diretoria redigiu o documento que foi encaminhado à Prefeitura de Pará de Minas defendendo fiscalização imediata e a retirada dos ambulantes que infringem a legislação municipal.
Além da concorrência desleal, a entidade chama atenção para a fuga do dinheiro nesse momento de forte retração econômica, em que as vendas formais despencaram e o varejo precisa se reinventar para manter seus compromissos em dia.
A expectativa da ASCIPAM é de um posicionamento urgente do poder público, em respeito aos empresários que trabalham o ano todo e contribuem com o desenvolvimento da cidade, através de seus impostos.