Ficou mais fácil abrir um empreendimento em Pará de Minas, no que diz respeito à liberação dos alvarás de licenciamento. A novidade acaba de ser implantada, através de uma parceria da Prefeitura com o Governo de Minas.
Trata-se do Projeto de Integração da Base de Dados que permite a emissão de alvarás de forma conjunta, entre o município e o Corpo de Bombeiros. Com isso, o sistema promoverá a liberação, em um único documento, do Alvará de Funcionamento e Localização e do Auto de Vistoria.
Além de facilitar a vida dos novos empreendedores, o lançamento se destaca pelo encurtamento do tempo de espera para liberação dos documentos – três dias. Outras vantagens da conexão tecnológica foram apontadas pelo secretário municipal de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins Pinto.
Ele citou a facilitação que terão os escritórios contábeis em operar com a nova plataforma, além da ausência dos deslocamentos às repartições públicas e o fim do retrabalho.
O lançamento do sistema integrado reuniu autoridades e lideranças do setor econômico, entre elas o presidente da Ascipam, Milton Guimarães. Ele vê a implantação do sistema com entusiasmo, ressaltando que todo processo de inovação será muito importante na retomada do mercado.
O evento também contou com a presença do superintendente de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Pedro Emboava, que destacou o interesse do governo mineiro em facilitar a abertura de negócios.
Ao justificar a escolha de Pará de Minas na composição do grupo inicial, ele mencionou a organização tecnológica da Prefeitura. Igarapé e Ribeirão das Neves são os outros dois municípios onde o sistema também acaba de ser ativado.