O alvo? A economia de Pará de Minas! E estão todos na mesma direção – poder público e a sociedade civil organizada.
Em reunião realizada na Câmara Municipal, vereadores que integram a Mesa Diretora, assim como representantes da Ascipam, CDL e do Observatório Social discutiram estratégias para implementação de melhorias nos processos licitatórios realizados no município.
O representante da Ascipam foi o Diretor de Produtos e Serviços, Márcio Outulio Santos, que ficou satisfeito com o avanço das conversações. Segundo ele, foram apresentadas sugestões importantes para tornar os procedimentos mais transparentes como, por exemplo, a filmagem das licitações ou a realização de transmissões ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara.
A resposta dos vereadores foi que esta possibilidade será considerada, já que haverá mesmo contratação dos serviços de transmissão para reuniões, eventos e sessões solenes. Mas até que isso aconteça, as licitações serão gravadas para posterior divulgação.
Os visitantes também sugeriram a implantação do processo licitatório digital, com disponibilidade para consulta pública por meio do Portal da Câmara, recebendo a informação de que o assunto já está sendo estudado, mas vai depender muito do sistema que for licitado pela Câmara.
E quanto aos pregões eletrônicos que a Câmara pretende adotar, seguindo tendência de mercado, foi solicitado que o Legislativo também adote ações que despertem interesse das empresas locais.
A Câmara reafirmou a intenção de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para incentivar as empresas locais a participarem das licitações. Nesse sentido foi até anunciada a perspectiva de revisão no decreto municipal que trata do assunto, uma vez que o atual está sendo considerado inadequado para os novos tempos.