Em reunião encerrada há pouco (08/04), o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus em Pará de Minas oficializou as normas que prevalecerão no município durante a nova vigência da Onda Roxa, até 18 de abril.
O distanciamento social continua, mas agora com fôlego para o comércio lojista que recebeu autorização para retirada de mercadorias no balcão e recebimento de prestações, até às 20 horas. Após este horário, somente o serviço de delivery será permitido.
Os representantes do Comitê levaram em consideração o pedido do presidente da Ascipam, Milton Guimarães, que tem testemunhado o desespero financeiro dos lojistas que estão sem trabalhar a quase um mês e cheios de contas para pagar.
Quanto aos supermercados e padarias, voltam a funcionar até às 22 horas, mas o consumo de produtos nos estabelecimentos comerciais continua proibido. O toque de recolher deixa de existir e os encontros de natureza familiar estão liberados, desde que restritos e em obediência às normas do distanciamento social.
Essas novas medidas já estão em vigor, com a publicação imediata do Decreto Municipal 11.513. Para as demais atividades empresariais não houve alterações, ou seja, continuam suspensas dentro do Plano Minas Consciente, que está regendo totalmente as decisões na Onda Roxa.