O empresariado precisa preparar a agenda de trabalho para os dias de carnaval, já que nem todos os serviços estarão disponíveis no mercado.
Mesmo com o decreto municipal suspendendo o ponto facultativo nas repartições públicas de Pará de Minas e o funcionamento normal do comércio, assegurado através de acordo entre Ascipam, CDL e o Sindicato dos Comerciários, algumas atividades vão manter o recesso nos dias 15 e 16 de fevereiro, caso da rede bancária.
Comunicado divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), determina o fechamento dos bancos durante os dias 15 e 16, além do horário reduzido na quarta-feira de cinzas (17), com atendimento somente a partir das 12 horas.
O funcionamento das agências na quarta-feira de cinzas cumpre a recomendação da Febraban para garantir o mínimo de 3 horas de expediente ao público.
Repartições estaduais e federais – o cancelamento do ponto facultativo no carnaval também vai atingir órgãos públicos das esferas estaduais e federais. No entanto, com a maioria deles vem trabalhando com atendimento presencial suspenso, nesse caso não haverá maior impacto.
A maioria desses órgãos também funcionará normalmente nos dias de carnaval, exceto no fim de semana. A determinação pelo expediente normal visa diminuir as tradicionais aglomerações no período das festividades, contendo a propagação do coronavírus.