O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais está fazendo um alerta aos moradores dos municípios da região de Pará de Minas de que não envia links de acesso a sites com informações sobre Auto de Vistoria e nem tão pouco a respeito do andamento do processo de regularização de edificações.
Foi detectado que várias pessoas estão recebendo e-mail fraudulento, com informações inverídicas sobre os dois temas. Nesses e-mails existe um arquivo e um link de acesso a uma página que não carrega. Tal prática é ilícita, por isso ao receber a mensagem a pessoa não deve fazer nenhum tipo de pagamento e muito menos clicar em links e arquivos suspeitos. O correto nesta situação é denunciar o fato à Polícia Civil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as consultas são feitas exclusivamente através do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico ou então presencialmente nas unidades.
Investigações já foram iniciadas pela Polícia Civil no sentido de identificar e responsabilizar os envolvidos em tal golpe. Todas as informações estão no site https://bombeiros.mg.gov.br/.
Receita Federal – Outro órgão que também faz alerta aos contribuintes sobre golpistas é a Receita Federal. Eles estão enviando e-mails em nome da instituição alegando irregularidades no CPF, a partir da declaração do imposto de renda.
Na mensagem o contribuinte é informado que se não regularizar a situação terá o CPF suspenso, além de estar sujeito à multa. Acontece que ao clicar no link, a pessoa permite a instalação de softwares maliciosos, que permitem diversos tipos de fraudes com os dados pessoais.
A Receita esclarece, mais uma vez, que não envia esse tipo de mensagem e orienta as pessoas que não respondam nem cliquem nos links que constam nesse tipo de mensagem. O canal correto para verificar a situação do CPF é: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp