O Governo de Minas promoveu mudanças no Minas Consciente, visando a retomada segura das atividades econômicas sem o comprometimento da saúde dos mineiros.
Nesta terceira fase do programa foi autorizado o funcionamento de serviços não essenciais em todas as fases, ou seja, nas ondas vermelha, amarela e verde.
O que vai diferir uma onda da outra serão os protocolos de segurança. Na vermelha, os critérios serão mais rigorosos. Como exemplo foi citado o distanciamento de dois metros que passa a ser de três metros.
No comércio não essencial, o limite de atendimento será de uma pessoa por vez, como forma de incentivar a agendamento dos serviços. A expectativa é que com o novo protocolo 79 mil empresas possam funcionar pela primeira vez desde o início da pandemia.
O Governo de Minas ressalta, no entanto, que apesar da liberação de todas as atividades, as mudanças no programa vão resultar em maior restrição à circulação de pessoas. As mudanças começam a valer no próximo sábado (30/01).
Pará de Minas migrou para a onda amarela na macrorregião e a expectativa agora é saber a classificação do município dentro da microrregião. Somente a partir desta informação, aguardada para amanhã, é que o decreto municipal será ajustado para se enquadrar às novas normas, inclusive com a liberação das atividades econômicas que estavam fechadas.