Se depender do esforço da 19ª Cia da Polícia Militar, a segurança pública de Pará de Minas e demais cidades subordinadas a ela vai ficar cada vez mais atuante. O compromisso foi renovado na manhã desta terça-feira (19) pelo Tenente-Coronel Elias de Araújo, durante reunião realizada na Ascipam.
Ele apresentou aos dirigentes presentes os resultados das ações operacionais realizadas ao longo de 2020, ressaltando que a atuação eficaz também se deve à parceria de entidades como Ascipam e CDL, além do empresariado em geral, que tem contribuído com a manutenção de viaturas e outras despesas operacionais.
De fato, os resultados são visíveis em todos os campos de atuação da PM. A questão das drogas, por exemplo, que vem sendo combatida sistematicamente, caiu de 306 ocorrências em 2019 para 191 em 2020. Já o número de crimes violentos foi reduzido para 31. Hoje, o índice de violência no município é menor que há dez anos.
Mas atento ao cenário de desemprego acentuado, o Tenente-Coronel enxerga 2021 como um ano bastante desafiador para a segurança pública. No entanto, se mostra otimista em saber do apoio permanente da sociedade e, principalmente, com o sistema Olho Vivo que está entrando no radar da fiscalização em pontos estratégicos com equipamentos de alta tecnologia.
“Nosso compromisso é de zelar pela população 24 horas por dia. É assim que respondemos à confiança dos paraminenses e dos moradores das cidades integradas à linha de atuação da 19ª Cia, que são Igaratinga, Papagaios, Onça de Pitangui, Maravilhas, São José da Varginha e Pequi”, concluiu.