A retomada gradual das atividades econômicas em Pará de Minas ganhou forte impulso agora com a publicação do Decreto Nº 11.262, ampliando a flexibilização das atividades empresariais.
A medida é resultado dos avanços obtidos pelo município no programa Minas Consciente, que padroniza normas sanitárias em todo o território mineiro. A migração da chamada Onda Amarela para a Onda Verde significa a reativação da economia pelo jeito certo, segundo foi definido pelo governo mineiro.
Com isso, Pará de Minas volta a permitir o funcionamento das atividades artísticas (produção teatral, musical e dança, circo, cinema, teatro), parque de diversões, feiras, congressos e seminários, casas de festas e até do entretenimento nos bares, como shows e espetáculos.
Ressalte-se, no entanto, que esta flexibilização não significa abandono das restrições referentes ao distanciamento social. Como deixou claro o Procurador Jurídico de Pará de Minas, Hernando Fernandes da Silva, as aglomerações continuam proibidas.
O novo decreto ainda mantém a obrigatoriedade do uso da máscara, do álcool gel e outros procedimentos que assegurem o funcionamento dos estabelecimentos, dentro do conjunto de normas definido pelo Minas Consciente.
Como em Pará de Minas a situação está controlada e o município continua como referência nos procedimentos preventivos, graças ao empenho do empresariado e da própria comunidade, a expectativa é que essa nova fase favoreça a economia num todo.