Empresários devem ficar atentos porque o golpe da atualização de dados no buscador da Google já chegou a Pará de Minas, causando grande prejuízo a um comerciante. Levantamento feito pela Ascipam também mostra que inúmeras empresas brasileiras foram vítimas dos estelionatários nessas últimas semanas.
O golpe começa quando o empreendedor recebe telefonema de um profissional que se identifica como representante de uma prestadora de serviços especializada em atualizar dados no site do Google, para melhor posicionamento nas buscas. A ligação é justificada com a pandemia da Covid-19, período de grande turbulência no mercado, inclusive com fechamento de CNPJ’s.
Mostrando domínio na verbalização e apresentando todos os dados da empresa prestes a ser lesada (endereço, telefone, e-mails, horário de funcionamento, etc) o golpista informa que enviará um documento apenas para comprovar o contato telefônico, bastando a confirmação de “recebido”.
Ele garante também que não haverá custos no processo de atualização, mas horas depois do “recebido” passa a fazer enorme pressão, através de um suposto Departamento Jurídico que ameaça protestar a empresa caso não sejam pagos os boletos da “transação”.
Nesse momento, também entra em ação um suposto Departamento Financeiro que, confirmando a “dívida”, oferece desconto para evitar a negativação do nome da empresa em cartório. Como as ligações telefônicas passam a ser constantes, até afetando psicologicamente as vítimas, a maioria tem feito o pagamento.
Foi exatamente o que ocorreu em Pará de Minas, quando o empresário se deu conta do golpe muito tarde. É recomendado às empresas que recebam tal ligação que não aceitem proposta nesse sentido.
A Ascipam se coloca à disposição para esclarecer essas e quaisquer outras dúvidas, bastando que os interessados entrem em contato com o Departamento Jurídico.