O Governo de Minas já havia sinalizado a possibilidade de reavaliar a situação das academias, que estavam fechadas por conta do novo Plano Minas Consciente. Em princípio, a data para uma manifestação a respeito seria 19 de agosto, mas ela foi antecipada e veio com boas notícias.
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Minas Gerais, através da Deliberação 78, já publicada no Diário Oficial, decidiu flexibilizar o funcionamento desses espaços e o anúncio teve efeito imediato em Pará de Minas, com a publicação do Decreto Municipal nº 11.226.
Ele permite a reabertura das academias, assim como dos centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico, dentro das normas sanitárias de prevenção à Covid-19.
Entre as principais determinações estão mantidas a limitação do acesso de alunos a cada 20 m² por pessoa, aulas com 50 minutos, utilização de máscara pelo professor, disponibilização de álcool 70% líquido ou gel e higienização das mãos antes e ao final das atividades.
O decreto ainda mantém a desativação dos bebedouros, exige ar-condicionado devidamente limpo nos locais de circulação e nas áreas comuns, higienização constante do mobiliário e, pelo menos, uma janela externa aberta ou qualquer outra abertura para renovação de ar.
Também houve maior flexibilização nos bares que, a partir de agora, ganham mais um dia na semana e horários estendidos. Foi permitido o funcionamento deles de quinta a domingo.
Nas quintas e sextas-feiras eles poderão abrir das 17 horas até meia-noite e meia. Já aos sábados e domingos, das 8 horas da manhã à meia-noite e meia. Quanto aos restaurantes, o funcionamento continua inalterado, ou seja, diariamente até as 19h30. O decreto terá vigência até 27 de agosto.