Com a chegada do período natalino, a cidade se transforma: as ruas são iluminadas e as pessoas deixam suas casas e lojas ainda mais bonitas com o uso de enfeites criativos. Deste modo, com o objetivo de valorizar e incentivar os comerciantes que investiram na decoração de Natal de seus estabelecimentos, a Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) realizou, nesta semana, uma homenagem às dez melhores decorações do município.
A ideia da premiação partiu de Wilson Júnior, profissional de vitrinismo, que viu a necessidade de destacar os empresários que investiram na decoração de suas lojas e, ao mesmo tempo, mostrar a importância da vitrine no dia a dia do comércio: “Como sou da área e queria que os lojistas entendessem a função da vitrine, encontrei essa forma de homenagear as lojas que se empenham em fazer a decoração dos seus empreendimentos. Trouxe a ideia para Ascipam e ela foi abraçada. O objetivo é que, no próximo ano, possamos incrementar o concurso.”
Foram selecionadas trinta vitrines, avaliadas pelos artistas José Roberto Pereira, Maria Amália e Érica Gaede nos quesitos criatividade, tema, beleza, harmonia, originalidade e iluminação. As dez lojas que obtiveram as maiores pontuações receberam um certificado de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. São elas: Fim de Século, Officina dos Passus, Via Rara, Padaria Santo Antônio, La Casa, Fox, Apetrechos, Chá de Cozinha, Mr. Shoes e La Valentina. Também foram destacadas as decorações da residência da família Eleutério – que fica no cruzamento da rua Porciúncula com a avenida Presidente Vargas – e do edifício Faria Mendes.
A proposta da Ascipam para o próximo ano é realizar o concurso premiando as decorações mais bonitas das vitrines, residências e edifícios. Será uma forma de fazer com que as pessoas se sintam incentivadas a investir na decoração e, assim, deixar a cidade ainda mais bonita.