Fundada em 11 de março de 1959, a Siderúrgica Alterosa abriu as portas para o progresso e o desenvolvimento em Pará de Minas. A empresa, que completa 60 anos de existência em 2019, se consolidou como sinônimo de sucesso, qualidade e – principalmente – respeito com as pessoas.
Sendo parte importante da história do município, o grupo faz questão de festejar esta marca tão significativa. Para tanto, os diretores da empresa se reuniram – no dia 14 de fevereiro de 2019 – com imprensa, parceiros e entidades representativas para apresentar um calendário de atividades. A primeira ação foi a criação de um Selo Comemorativo, desenvolvido em parceria com os Correios, que celebra os 60 anos da Siderúrgica Alterosa.
De acordo com André Paiva, diretor de exportação do grupo, o selo será utilizado durante todo o ano, levando o nome da empresa a todos os cantos do Brasil e do mundo, além de gerar visibilidade e reforçar a marca que está presente há mais de meio século no cotidiano paraminense: “A princípio, pensamos em usá-lo no envio de correspondência para clientes e fornecedores, para divulgar e mostrar nosso orgulho de fazer 60 anos de história. Quem tiver interesse em adquirir o selo, poderá solicitá-lo através do e-mail selocomemorativo@grupoalterosa.ind.br.”
André também falou sobre o trabalho da siderúrgica e o compromisso com a sociedade: “Já passamos por vários momentos de crises – tanto no Brasil quanto no mundo – e continuamos lutando. Conseguimos nos estruturar e nos reinventar para continuar trabalhando ao longo dessas seis décadas, mantendo a empresa funcionando e empregando pessoas. Isto é um motivo de orgulho para nós. Hoje, somos autossuficientes na produção de carvão, uma das matérias-primas necessárias para a produção do ferro-gusa, oriunda de florestas próprias replantadas. Também instalamos uma usina termoelétrica, que utiliza os gases gerados na siderúrgica para gerar energia. Nossa preocupação com o meio ambiente e com nossos mais de 400 colaboradores faz com que trabalhemos sempre em busca da autossustentabilidade.”
O diretor ainda ressalta que o ano será de festividades para o grupo, colaboradores e sociedade: “Além do Selo Comemorativo, estamos programando ações voltadas para a comunidade. Vamos promover um projeto gastro-cultural no meio do ano e faremos uma exposição, no Museu Municipal, sobre a história da empresa e sua participação na história da cidade. Também está programada a implantação de dois bicicletários e, no dia 12 de março, será celebrada – no Santuário Nossa Senhora da Piedade – uma missa em comemoração aos 60 anos da siderúrgica. Toda a comunidade e colaboradores estão convidados.”