Através de um projeto de lei apresentado pelo vereador Ênio Talma neste mês de agosto, o programa Receite Cultura ganhou espaço no calendário oficial de eventos do município. O projeto – que é promovido pela Unimed Centro-Oeste, através da participação de seus médicos cooperados, que fazem a doação de parte do imposto de renda à lei de incentivo a cultura – acontece anualmente nos meses de maio e junho. Em 2018, em sua 3ª dose, o programa contou com o patrocínio da Associação Empresarial de Pará de Minas e do Sicoob Ascicred e trouxe a Pará de Minas duas semanas de apresentações com grandes ícones do teatro.
De acordo com Ênio Talma, o projeto foi bem-aceito por toda a bancada da câmara, que reconheceu a importância do Receite Cultura para o município: “Na realidade, temos comprovado que este evento traz arte e diversão, não apenas para Pará de Minas, mas para toda região. Esse programa apresenta vários shows teatrais, levando cultura às escolas e às ruas, além de tornar mais acessível a participação de toda a população. Em decorrência disso, julgamos que é importante que ele continue. Queremos que o Receite Cultura cresça cada vez mais e, para isso, devemos incentivar para que novas peças possam ser montadas nos próximos anos, para que mais pessoas possam participar.”
Visto que a iniciativa foi criada a partir da Lei de Incentivo a Cultura, o vereador ressalta a importância da participação dos médicos: “Somos obrigados a pagar o imposto de renda. No entanto, se uma quantidade deste pode ser retirada e investida na cultura, isto não alterará nosso patrimônio e ainda ajudará a população, tornando a cidade um lugar mais agradável para se viver. Sugiro que as pessoas avaliem esta questão da doação, pois podemos garantir que o imposto será investido em nossa cidade, gerando benefícios para todos nós.”
A Unimed Centro-Oeste já está se preparando para a realização da 4ª Dose do Receite Cultura, com a proposta de superar as expectativas.