Nos últimos dias, os brasileiros vivenciaram uma situação caótica após a paralisação dos caminhoneiros que reivindicaram melhorias para o setor de transporte. Todos os segmentos foram fortemente afetados pela paralisação, dentre eles, os empresários do ramo de postos de gasolina e gás de cozinha, que ficaram sem produtos para atender seus clientes.
Pensando em uma maneira de minimizar a crise, os empresários se mobilizaram – esquecendo a concorrência – e uniram forças para abastecer a cidade. Para isso, contaram com o apoio da Associação Empresarial de Pará de Minas, Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar e a importante intervenção do deputado Estadual Eduardo Barbosa que – em contato com a Polícia Federal – conseguiu a escolta para que 12 caminhões buscassem o combustível nas refinarias e outros três trouxessem gás para abastecer Pará de Minas, Igaratinga e Luz.
De acordo com o empresário Geraldo Cuíca, a maior preocupação era com os produtores rurais, que precisavam do combustível para se locomover e tiveram muitas perdas com a paralisação: “Gostaria de agradecer a todos os empresários pela parceria, à Ascipam pelo apoio, a Prefeitura de Pará de Minas, a Câmara Municipal, ao deputado Eduardo Barbosa, que colocou seu gabinete para lutar pela liberação, e também ao comandante da Polícia Militar, que nos deu total suporte. Foram momentos difíceis e tivemos perdas, mas nada comparado ao agronegócio. Os agricultores tiveram prejuízos consideráveis e nós precisávamos dar uma satisfação aos nossos clientes.”
Evander Costa, vice-presidente da Ascipam, ressaltou a importância da união dos empresários: “Foi um momento difícil, mas foi fundamental a iniciativa dos associados do segmento de distribuição de gás e combustível que nos procuraram. Nós apoiamos a ação no sentido de buscar uma solução de emergência. Estamos aí com essa função, apoiar as demandas dos associados junto ao poder público.”
A situação está quase normalizada em Pará de Minas. Mas é importante o destaque destes empresários que mostraram que a união realmente faz a força.