O jornalista Caco Barcellos, que se tornou conhecido na imprensa brasileira como repórter investigativo da TV Globo, encerrou ontem à noite o ciclo de palestras noturnas da Semana Empresarial de Pará de Minas, realizada pela Ascipam.
Mesmo com quase 40 anos de atividade profissional, Caco ainda mantém muito acesa a paixão pela arte de viver e contar histórias, talvez por isso tenha se enveredado também pelo mundo corporativo, através de palestras como a que fez na cidade, falando de talentos e empreendedorismo.
A justiça social é muito forte em sua essência, o que faz o público compreender melhor o “além fronteiras” de suas reportagens. A herança familiar também contribuiu bastante para o sucesso profissional, pois herdou do pai dois dicionários, que o fizeram viajar pelo rico vocabulário brasileiro, e do avô o conceito de que o homem de bem “tem vergonha na cara”.
Com o perfil de quem não gosta de privilégios, Caco Barcellos sintetiza suas incursões jornalísticas dizendo que elas espelham as demais profissões, exigindo empreendedorismo, criatividade e vontade de renovação contínua.
Para a plateia formada por empresários e estudantes universitários, lembrou a importância das pessoas trabalharem em ambientes de respeito às diferenças e sem autoritarismo.
Defendeu que, além da qualificação profissional, as pessoas estejam atentas à oportunidade de utilizar ferramentas do dia a dia, já que os conhecimentos paralelos fazem diferença.
Ao final, uma mensagem que chamou atenção pela complexidade reflexiva: “Ser justo o ano todo, é melhor que ser solidário”. A palestra de Caco Barcellos foi a que levou mais público na Semana Empresarial, cerca de 1.300 pessoas.