Na manhã do dia 20 de junho, a diretoria da Ascipam se reuniu com representantes das forças de segurança e do executivo municipal para discutir o aumento da população em situação de rua e as dificuldades enfrentadas pela população e empresários locais. O encontro, que contou com a presença de autoridades, teve como foco a formulação de estratégias para enfrentar essa questão crescente e muito preocupante.
Pará de Minas, como muitas outras cidades, está lidando com um aumento significativo na população em situação de rua. Esse crescimento traz consigo uma série de desafios tanto para os moradores quanto para os empresários da cidade, impactando o cotidiano e a segurança da comunidade. A reunião destacou a necessidade urgente de um plano coordenado para atender a essas demandas de maneira eficaz.
O objetivo principal do encontro foi traçar diretrizes e ações concretas para lidar com essa crescente demanda, buscando alternativas que permitam orientar e direcionar de forma correta as pessoas em situação de rua e ao mesmo tempo garantir a segurança de empresários, seus colaboradores e a comunidade em geral, enfatizando-se a importância de mitigar os impactos negativos para a sociedade em geral, promovendo um equilíbrio entre assistência social e segurança pública.
Como resultado das discussões, uma das primeiras ações será o reforço da segurança em áreas críticas, com patrulhas mais frequentes e monitoramento contínuo por parte das forças de segurança. Outra iniciativa é a implantação da campanha envolvendo a comunidade local na conscientização sobre a forma correta de ajudar e promover a reintegração.
A diretoria da Ascipam, juntamente com as forças de segurança e o executivo municipal, reafirmou seu compromisso em trabalhar de forma colaborativa para enfrentar esses desafios. A união de esforços entre os setores público e privado visa não apenas solucionar os problemas imediatos, mas também construir uma abordagem sustentável e inclusiva para a cidade.