Em 01 de dezembro, aconteceu na Ascipam reunião sobre a segurança no comércio de Pará de Minas no período natalino, com a participação de diretores da entidade, empresários participantes da Rede de Comerciantes Protegidos, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Assistência Social e Caps AD.
Foi discutida a prevenção de furtos no comércio no período natalino, destacando-se a importância de ficar atento a atitudes suspeitas e como a Rede de Comerciantes Protegidos pode ajudar por meio da troca de informações no grupo de whatsapp. A população também pode acompanhar o trabalho e as dicas de prevenção da Polícia Miliar, pelo instagram @parademinas_pmmg.
Outro assunto abordado foi em relação às pessoas que hoje estão em situação de rua em Pará de Minas. Este é um problema que há anos vem gerando questionamentos e está nas rodas de discussão. Os empresários presentes deram seus depoimentos sobre os transtornos que a população de rua vem gerando pelo mau uso do espaço público e o quanto essa situação vem se agravando na cidade. Após intensa discussão, ficaram definidas algumas ações envolvendo as forças de segurança e o poder público municipal, com a ajuda dos comerciantes, por meio da Rede de Comerciantes Protegidos.
Em importante destacar a necessidade de que toda a população se envolva nesse tema e ajude as forças de segurança e a Prefeitura buscando uma solução definitiva para a triste situação em Pará de Minas, que vem se agravando a cada dia. Atualmente o Centro Pop realiza um trabalho de ressocialização, integrando novamente essas pessoas, que se encontram na rua ao mercado de trabalho e a suas famílias, além de oferecer, alimentação, banho e roupa. Entretanto, existem dificuldades em oferecer os serviços do Centro Pop quando as pessoas em situação de rua negam o atendimento por receberem doações de dinheiro e alimento nas ruas. Dinheiro que muitas vezes, é o facilitador para que possam comprar drogas e álcool.
No início do ano, a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social lançou, em parceria com a Ascipam e as forças de segurança, a campanha “Ajude, mostrando o caminho”, pedindo colaboração da população, que em vez de dar dinheiro possa mostrar onde eles encontram a verdadeira ajuda, tanto no tratamento do vício, quanto nos cuidados de higiene e alimentação. O contato do Centro Pop é (37) 3233-5944 ou (37) 99121-0763. Referida campanha será intensificada nesse fim de ano buscando sensibilizar toda a população a forma correta de ajudar mostrando o caminho.
A reunião foi encerrada com a criação do grupo de Comerciantes Protegidos das praças centrais e com o planejamento de ações que possam ajudar as pessoas em situação de rua. A Guarda Civil Municipal deixou seu contato à disposição para o caso de denúncias sobre delitos e depredação do espaço público: (37) 3233-5941 ou 153.