Boleto Digital  Guia de Compras do Cartão Ascipam  Guia de Compras Ascipam  Instagram  Whatsapp  Facebook  SCPC

Sai o balanço das vendas de Natal em Pará de Minas



    
Sai o balanço das vendas de Natal em Pará de Minas

A pesquisa realizada pela Ascipam, junto a diversos segmentos empresariais de Pará de Minas, confirmou o que já era previsto. As vendas de Natal aconteceram em menor volume que os anos anteriores, salvo algumas exceções.

No entanto, a queda não foi tão brusca como muitos acreditavam, diante da inflação alta, dos juros altos e do endividamento dos trabalhadores. É que mesmo nesse cenário conturbado os lojistas não deixaram de investir e essa atitude contribuiu para deixar o consumidor mais entusiasmado com as compras de Natal.

Houve consenso também que o incentivo da Ascipam, através da decoração natalina e da campanha promocional “Prêmios o Ano Inteiro”, contribuiu com o crescimento das vendas. Outro fato positivo é que Pará de Minas recebeu muitos consumidores de fora, consolidando sua posição de polo econômico microrregional.

As lojas especializadas em artigos populares não têm do que se queixar, pois venderam até mais que em 2014. O mesmo aconteceu com o segmento dos artigos de decoração natalina. No ano passado, devido à crise hídrica na cidade, os consumidores desistiram das compras exatamente pela dificuldade de receber convidados em casa.

Já o setor de eletrodomésticos manteve a média do ano anterior. O número de clientes diminuiu, mas as vendas individuais foram mais volumosas. Por sua vez, as lojas de artigos de cama mesa e banho registraram uma mudança no comportamento dos consumidores. Nesse Natal, muitos reduziram as compras para parentes e amigos e presentearam a si próprios, dando mais utilidade ao 13º salário.

Já na maioria das lojas de calçados e acessórios houve empate de vendas, em comparação com igual período no ano passado, o mesmo ocorrendo com outros setores especializados em artigos para presentes.

Uma estratégia que impulsionou o comércio foram os descontos e promoções nas semanas que antecederam o Natal. Com o desafio de economizar cada centavo, o consumidor aproveitou as oportunidades fazendo seu dinheiro render mais.

E pelo visto a temporada promocional vai se manter forte, agora em janeiro, uma vez que boa parte do comércio quer transformar o estoque em capital de giro e começa a ofertar produtos em preços e condições especiais.

 Galeria de Imagens

Sai o balanço das vendas de Natal em Pará de Minas


  Boleto Digital  Guia de Compras do Cartão Ascipam  Guia de Compras Ascipam  Instagram  Whatsapp  Facebook  SCPC