Boleto Digital  Guia de Compras do Cartão Ascipam  Guia de Compras Ascipam  Instagram  Whatsapp  Facebook  SCPC

Pessoas em situação de rua são tema de debate



    
Pessoas em situação de rua são tema de debate

Mais uma vez, a Ascipam, através de sua diretoria, se reuniu com representantes do Poder Público para discutir ações e buscar soluções efetivas que ajudem as pessoas em situação de rua. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com a presença de representantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), de igrejas evangélicas, das Polícias Civil e Militar, além do promotor da Vara Criminal de Pará de Minas, Renato Vasconcelos.

O presidente da Ascipam, Misael Almeida, frisou a preocupação da entidade com os empresários, que já não suportam a situação. Falou sobre sua experiência com alguns pedintes com quem teve contato e a forma desumana em que estão vivendo. Muitos caminhos foram apontados, como por exemplo, a criação de um albergue que ainda não existe em Pará de Minas.

Atualmente, a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social oferece um abrigo para quem está tentando mudar sua vida e que, no momento, acolhe 12 pessoas. Já o Centro POP atende em média 25 pessoas que tem família em Pará de Minas, mas estão em situação de rua. No local, é oferecida ajuda para que elas possam se alimentar e cuidar da higiene pessoal. Além disso, os moradores de outros municípios – cerca de 45 pessoas – também são amparados e recebem passagem para retornarem para suas cidades.

O Promotor de Justiça, Renato Vasconcelos, ressaltou que é preciso construir estruturas para lidar com os moradores de rua e isso exige efetividade dos órgãos públicos: “Precisamos pensar em tratar a situação do morador de rua, não com o intuito de criminalizar, mas de respeitar a dignidade humana. Obviamente que, em caso de crime, a polícia agirá. No momento em que todos os instrumentos da assistência social não funcionaram, é preciso que sejam adotadas medidas mais extremas. Vimos que faltam estruturas para lidar com os moradores de rua, como, por exemplo, um abrigo. Durante a noite, não temos estruturas deste tipo em Pará de Minas e esse é um fator fundamental, pois é o ponto inicial para o tratamento dessas pessoas.”

Segundo o promotor, a campanha para que a população não doe dinheiro é importante: “O que os especialistas afirmam é que a maioria dos moradores de rua são viciados em algum tipo de droga e fatalmente vão usar grande parte ou tudo que arrecadam nas ruas para o consumo de substâncias ilícitas, fomentando o tráfico e o vício. Doar dinheiro, portanto, é uma forma indireta de praticar mais dano a estas pessoas. Um dos caminhos para resolver este problema é interromper estas doações, que incentivam estes indivíduos a permanecerem nas ruas.”

Existem vários tipos de pedintes e nos dias de pagamento é nítido ver pessoas nas proximidades dos bancos, esperando esmola. Muitos deste indivíduos já são conhecidos em Pará de Minas, não aceitam intervenção da Assistência Social e vem de outras cidades em datas específicas para mendigar. Alguns deles apresentam problemas de transtorno mental que podem piorar com o consumo de drogas. Outros são usuários de drogas que saíram de casa, pois já não são mais aceitos pela família.

A campanha para que não se doe dinheiro continua. O cidadão pode ajudar, encaminhando ou instruindo o morador de rua a procurar a Assistência Social, onde ele receberá a ajuda que necessita. Já em casos de delitos, como abuso por parte do pedinte ou tráfico e consumo drogas, a Polícia Militar deve ser acionada.

 Galeria de Imagens

Pessoas em situação de rua são tema de debate


  Boleto Digital  Guia de Compras do Cartão Ascipam  Guia de Compras Ascipam  Instagram  Whatsapp  Facebook  SCPC