Boleto Digital  Guia de Compras do Cartão Ascipam  Guia de Compras Ascipam  Instagram  Whatsapp  Facebook  SCPC

Patronato busca apoio para fortalecer atendimento



    
Patronato busca apoio para fortalecer atendimento

Escrevendo suas histórias de uma forma diferente, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social encontram no Centro Juvenil do Patronato uma nova oportunidade.

Fundado há 70 anos em Pará de Minas, a instituição sempre exerceu um importante papel social. Atualmente, ela vem atuando como Centro Juvenil, oferecendo atendimento diário a aproximadamente 240 crianças e adolescentes. Os assistidos chegam ao Patronato no horário contrário ao da escola e participam de diversas atividades sociais, como oficinas de arte, informática, desenho, capoeira e judô (ressaltando que os garotos do judô já foram premiados com várias medalhas de ouro em campeonatos brasileiros). Todos recebem duas alimentações por dia, uniforme, transporte e a assistência que é necessária para a formação de bons cristãos e cidadãos honestos.

Todo o trabalho é baseado no sistema educativo que é chamado de sistema preventivo e de assistência presencial. O projeto vai além da sala de aula, pois muitas vezes, as famílias dos educandos que estão no projeto recebem a visita dos coordenadores do projeto e, quando necessário, são encaminhadas para atendimento médico e psicológico.

O projeto trabalha com crianças de 8 a 16 anos. O trabalho é divulgado nas escolas e as famílias precisam entrar em contato com a instituição para realizar a inscrição. Uma vez que o foco da entidade é atender crianças em maior nível de vulnerabilidade social, é feito, então, um estudo socioeconômico da família. No momento, o projeto conta com 50 vagas ociosas na parte da manhã, que não foram ocupadas por questões de transporte.

Como várias instituições, o Patronato passa por dificuldades para manter seu projeto. Mantida pela Inspetoria São João Bosco, que não está conseguindo atender à crescente demanda de obras sociais, a principal fonte de renda do projeto são as doações realizadas pela comunidade e aquelas oriundas dos eventos que são promovidos pela instituição. A Prefeitura de Pará de Minas colabora com uma subvenção e transporte. As empresas podem ajudar a obra social com doação de alimentos ou mesmo realizando campanhas entre os colaboradores para arrecadação de roupas que possam ser vendidas no bazar.

A doação também pode ser feita através de pagamento em carnê ou mesmo com destinação ao Imposto de Renda, já que o Patronato tem parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDA). Ao fazer a declaração, o empresário pode destinar parte dos valores para o Fundo da Infância e Adolescência, que distribui o dinheiro entre as instituições que trabalham com obras sociais que atendem crianças e adolescentes. É importante ressaltar que a doação pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

O Patronato informa que está de portas abertas para quem se interessar em fazer uma visita.

 Galeria de Imagens

Patronato busca apoio para fortalecer atendimento


  Boleto Digital  Guia de Compras do Cartão Ascipam  Guia de Compras Ascipam  Instagram  Whatsapp  Facebook  SCPC