Boleto Digital  Guia de Compras do Cartão Ascipam  Guia de Compras Ascipam  Instagram  Whatsapp  Facebook  SCPC

Presidente da FIEMG demonstra otimismo apesar da crise



    
Presidente da FIEMG demonstra otimismo apesar da crise

O nebuloso cenário econômico nacional está impondo ao país uma das fases mais difíceis de sua história. Com retração da indústria, aumento do desemprego, inflação em alta e uma enorme frustração dos cidadãos, o pessimismo toma conta da nação.

Pior que isso só mesmo a descrença com os rumos da política que, a cada dia, surpreende a nação com escândalos e novas denúncias de corrupção. Ainda há esperança? Embora a maioria acredite que não, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior, continua otimista e cheio de fé no Brasil, como demonstra nessa entrevista:

De onde vem todo esse otimismo, Dr. Olavo?
Pode soar estranho falar nisso agora, quando estamos mergulhados em uma crise política, econômica e no campo social. Mas, na verdade, ser otimista não significa ser ingênuo. Representa compreender a realidade e agir com firmeza e energia para transformá-la, por maiores que sejam os obstáculos a remover e os desafios a vencer.

O senhor defende, então, a união de todos para vencer a crise?
Chegamos ao fundo do poço e para sair dele precisamos dos nossos vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, governadores, senadores e da presidente da República. O Brasil tem que ajustar a economia a um novo patamar.

E como o senhor está avaliando as medidas anunciadas?
O campo político precisa acabar com essa guerra entre os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), com algumas medidas sem nenhuma preocupação com os efeitos da decisão. O ajuste é um remédio necessário, mas a dose não pode ser excessiva, sob pena de matar o paciente.

Qual a dose exata então?
A adoção do ajuste fiscal proposto pelo governo federal é inteiramente necessária. Mas não pode ser limitada, como está ocorrendo, ao aumento de impostos e ao patrocínio de medidas que penalizam os cidadãos pela via do contingenciamento de despesas.

Nesse caso, o caminho correto passaria por onde?
O governo deveria mudar a forma de combater a crise econômica, seguindo o exemplo dos Estados Unidos, adotando a redução da taxa de juros e propondo incentivos à produção para retomar o crescimento. A verdade é que o combate à crise pela via da recessão já foi utilizado incontáveis vezes em nosso país e fracassou.

Estamos na 14ª posição do Relatório Competitividade Brasil. Como melhorar o desempenho?
Temos propostas nos campos fiscal e tributário, envolvendo a revisão da legislação para reduzir obrigações assessórias das empresas, crédito de insumos utilizados na atividade produtiva e ampliação das formas de utilização dos créditos acumulados de ICMS. Na área de financiamentos, entendemos ser necessário fortalecer o BDMG por meio de maior dotação financeira no capital do banco e, a partir daí, estruturar na instituição novas modalidades de crédito. Na área ambiental, propomos alterações nos parâmetros para licenciamento ambiental estadual e a priorização das autorizações ambientais para obras de infraestrutura. Vamos apresentar isso e muito mais ao governo.

Então, ainda podemos ter fé?
Minha mensagem é de fé e otimismo sempre.

 Galeria de Imagens

Presidente da FIEMG demonstra otimismo apesar da crise
  Boleto Digital  Guia de Compras do Cartão Ascipam  Guia de Compras Ascipam  Instagram  Whatsapp  Facebook  SCPC