Editorial

Comércio, uma vocação



Maria Auxiliadora Duarte
Maria Auxiliadora Duarte
Diretora Assistente
Um dos fatores capazes de garantir sucesso em qualquer empreendimento comercial ou industrial é, reconhecidamente, o bom atendimento à clientela. Ele pode se manifestar de formas variadas, em situações distintas, a começar pela atenção devida ao cliente, seja ele quem for. Lembre-se de que um sorriso amável, franco, sincero, às vezes tem o poder de cativar um bom freguês para sempre... Do contrário, a frieza no trato, a indiferença estampada num rosto sisudo (a famosa “cara fechada”) podem criar um clima de constrangimento e espantá-lo do estabelecimento.

Aliás, essa questão de “cara fechada” é muito interessante e pode até virar marca registrada de certos vendedores mal-avisados quanto à sua obrigação de bem tratar a freguesia. Outro fator que assegura um bom conceito ao comerciante é seu interesse em servir seu cliente no tocante à sua necessidade de adquirir este ou aquele bem. Assim, se o estabelecimento não dispuser do produto, o bom vendedor anota em sua agenda de pedidos o objeto solicitado e trata de adquirí-lo para futuro repasse ao cliente. Esse, certamente, ficará cativo desse gesto de gentileza e se sentirá valorizado como consumidor.

A todo o tempo o bom comerciante deve ter em mente o propósito de bem servir, lembrando-se de que o lucro, apesar de ser um lance lícito em toda atividade comercial, não é, em absoluto, uma etapa única e derradeira. Todo cliente gosta de progresso, evolução e renovação, mesmo os ferrenhamente conservadores. O visual de um estabelecimento deve passar por transformações inovadoras, capazes de criar situações novas, estratégias modernas e eficazes de venda e diversidade de produtos disponíveis.

Aqui em Pará de Minas, mais que em algumas cidades da região, temos assistido a essas mudanças: o visual de certas lojas não fica nada a dever às de grandes cidades, não apenas no aspecto moderno, no layout atraente, mas também na qualidade do estoque, suprindo as justas exigências ou conveniências da clientela. Para isso, é necessário prover o estabelecimento com variedade de produtos essenciais, nunca decepcionando o comprador, em qualquer circunstância.

O comércio é uma das atividades mais nobres exercida há milênios pelo homem; é uma vocação como outra qualquer e, como tal, deve ser praticada com respeito, dignidade, segundo criteriosos parâmetros que justifiquem toda sua magnitude.