Empresários Paraminenses buscam apoio para o setor ceramista
Deputado Eduardo Barbosa atende a pedido e reivindica fortalecimento do setor ceramista no Centro-Oeste de MinasO empresário Ralph Perrupato defendeu o setor ceramista
Uma das principais reivindicações era para que o secretário intercedesse junto ao governo do Estado nas compras de materiais utilizados pela Copasa e Copanor na habitação popular, setor em que o Estado tem feito grandes investimentos. As duas estatais têm desenvolvido projetos que não oferecem condições de concorrência para o setor cerâmico. Segundo o empresário Ralph Perrupato, os produtos cerâmicos oferecem qualidade técnica superior ao cimento, com custo inferior. “Além de econômica, a cerâmica é um material mais ecológico”, disse.
Ainda, segundo Ralph, as cerâmicas da região trabalham com consciência ecológica: “Hoje a queima é bem controlada, temos condições de utilizar resíduos da indústria da madeira e da celulose. Todas as cerâmicas da região já se adequaram às exigências da queima e mineração da argila. Em todo terreno é feita a reconstituição, não oferecendo nenhum prejuízo ao meio ambiente”, afirmou.
Todos estas reivindicações foram levadas ao deputado Eduardo Barbosa, que marcou uma audiência com o Secretario de Estado de Desenvolvimento, Márcio Lacerda. Na reunião estiveram presentes o deputado e o empresário Ralph Perrupato, que representou o Sindicato dos Ceramistas de Minas Gerais, além de representantes da cidade de Pompeu, que reivindicaram melhorias nas estradas para escoamento de seus produtos.
O balanço da reunião foi positivo. “Márcio Lacerda foi bem receptivo. Colocou sua estrutura para trabalhar em nosso favor. Nossa expectativa é muito grande. Levamos documentos comparativos e provamos que, tecnicamente, oferecemos mais vantagens. O deputado deve se comover com relação a esse nosso pedido, oferecendo condições aos ceramistas de participar das concorrências”, disse Ralph.
Março 2008