Vitrine: a cara da loja

Uma vitrine bem feita comprovadamente ajuda a melhorar as vendas


A vitrine é uma forte aliada de uma loja. O produto fala com o cliente por meio de uma vitrine e desperta o desejo dele possuir o que está exposto. A vitrine mostra ao cliente o tipo e o estilo do estabelecimento e, muitas vezes, dá uma noção, até mesmo, do atendimento que vai receber.

Devido a toda importância que uma vitrine tem em uma loja, surgiu, então, o papel do vitrinista. O profissional responsável por conciliar o interesse de venda da loja e a necessidade de consumo do cliente. Sempre em busca de boas idéias, muitos têm seu estilo próprio. Segundo Israel Honório, coordenador de imagem e eventos Sandrana, a vitrine é o cartão de visitas da loja. “Bem planejado, e principalmente valorizando o produto, este artefato se torna ferramenta importante na compra por impulso. Combinando com os demais departamentos da loja, a vitrine se torna um chamariz para a entrada do cliente e, é claro, a realização da compra. Então, lojistas, este estaçãoprofissional é tão importante como um vendedor, pois a vitrine se torna um profissional em silêncio”, disse.

Rovanir Prado, responsável pela decoração da Fox e Futurista, afirma que a vitrine bem elaborada pode vender o produto: “a vitrine é a prova viva do sujeito passivo nas cidades contemporâneas. Ou seja, a vitrine captura o cliente e faz com que ele entre e faça com que tudo aconteça. A vitrine aguça a imaginação do cliente, captura seus desejos e anseios”.

Um bom vitrinista está sempre atento a mudanças e tendências da moda. Sabe interpretar essas mudanças de maneira artística, conhecer a aplicação dos tipos de materiais usados na composição de uma vitrine e tem agilidade para cumprir cronogramas. Portanto, se você espera que sua loja venda seu produto, use a criatividade e o mostre de forma inusitada e surpreendente. Se precisar, conte com os trabalhos de um bom vitrinista.
Maio 2008