Editorial
Aquecimento Global
Geraldo Morais dos Anjos
Diretor Assistente
Além de catástrofes ambientais como enchentes, furacões e ondas de calor, ao observar dados e relatórios sobre as doenças mais comuns nos últimos cem anos ou menos, são reveladas as enfermidades que provavelmente, no futuro, atingirão a humanidade em decorrência da elevação da temperatura. É possível também prever os deslocamentos das áreas de ocorrência dessas doenças que podem migrar para regiões onde nunca antes houve registros de tais enfermidades. Malária e dengue, por exemplo, que não eram registradas em algumas regiões, devido a intolerância de seus vetores ao frio, passarão a ser encontrados nessas áreas, devido ao aumento da temperatura. Certamente a humanidade já vem sofrendo as conseqüências do aquecimento global e, ainda que seja feito algo para impedir seu contínuo aumento, os efeitos desse aquecimento serão ainda mais devastadores para toda a vida no planeta.
O que será que nós Empresários podemos fazer para contribuir, ou melhor, não contribuir para o aquecimento de nosso planeta? Será que custa muito deixar o carro um dia da semana (exemplo) na garagem, e fazermos nosso trajeto ao trabalho em uma saudável caminhada? E se atrairmos nossos colaboradores, familiares e amigos para ações concretas e simples que terão efeito de longo prazo? Aumentaríamos a consciência de que este assunto extrapola a esfera dos poderes públicos.
Nós temos que dar nossa contribuição para a solução do problema, já que nosso modo de vida cada vez mais influencia nas alterações ambientais. Pense na sua maneira de contribuir e aja.
Nossos descendentes agradecem!