ACCCOM e empresas: Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de humanização
2.352 atendimentos no Hospital do Câncer/ACCCOM a pacientes de Pará de Minas em 2007A ACCCOM, Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas, é uma instituição beneficente que tem como objetivo principal a prevenção, tratamento e amparo aos pacientes portadores de câncer em toda região Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado. Como instituição sem fins lucrativos, a Associação busca doações na comunidade e as direciona aos diversos projetos criados e mantidos através destes recursos como Hospital do Câncer, que presta cerca de 8 mil atendimentos mensais, 95% destes pelo SUS, Sistema único de Saúde; Casa de Apoio ao Portador de Câncer para pacientes e acompanhantes, com capacidade diária de 80 leitos que oferece gratuitamente hospedagem e alimentação; e o Centro Assistencial, com uma equipe multidisciplinar de profissionais nas áreas de odontologia oncológica, psicologia e fonoaudiologia.
Devido a esse importante trabalho que a Associação realiza, várias empresas ligaram suas marcas à essa instituição, entendendo que hoje é exigida das organizações uma nova postura, uma mudança de atitude chamada de responsabilidade social, um fator contribuinte nos ganhos empresariais através do reconhecimento público. Os consumidores privilegiam a atitude da empresa de investir em obras sociais como a ACCCOM e, em conseqüência, a empresa potencializa sua marca, reforça sua imagem, fideliza clientes, reforça laços com parceiros, conquista novos clientes, aumenta sua participação no mercado, conquista novos mercados e incrementa suas vendas.
Atualmente, cerca de 200 empresas são parceiras da Associação através do Selo Empresarial Amigos da ACCCOM. Destas, 8 são de Pará de Minas. Maria Alves da Silva, 69 anos, é uma das pacientes de Pará de Minas atendida pela entidade. Uma senhora simples e gentil, casada há 50 anos. Teve 10 filhos e já perdeu a conta dos netos e bisnetos que tem. Há três anos e meio, Maria descobriu um câncer no intestino quando fazia alguns exames devido a uma anemia que a fazia perder sangue. Foi preciso uma cirurgia para retirada de parte do intestino grosso e algumas sessões de quimioterapia. Todo o tratamento no Hospital do Câncer foi feito pelo SUS, Sistema Único de Saúde.
Hoje, a paciente está bem e conta que só conseguiu passar por tudo isso com o apoio que recebeu da família, da ACCCOM e da confiança em Deus. “Todos na Casa de Apoio e no Hospital do Câncer me trataram muito bem, são excelentes profissionais que nos dão muito mais do que simplesmente medicamentos: nos dão carinho, apoio e dedicação. Isso nos dá forças para passar por esse difícil momento da vida”.
Atualmente, Maria volta de seis em seis meses ao Hospital do Câncer para fazer controle. A ACCCOM é considerada referência no Estado de Minas Gerais por órgãos competentes como o INCA – Instituto Nacional de Câncer. Receba bem os representantes da ACCCOM e, se puder, colabore. Milhares de pessoas agradecem.