Dez dicas de atendimento
Uma das maiores preocupações nos dias atuais é, sem sombra de dúvidas, o atendimento ao cliente. Se você atendente, dormiu mal, está insatisfeito com alguma coisa, não desconte no cliente. Saiba separar as coisas. O cliente não tem culpa de suas insatisfações. Atenda da melhor maneira possível.
Acredito que o mau atendimento é quase sempre por falta de treinamento. Por isso sempre vejo que se pode aprender. Leia bastante, faça cursos, recicle seus conhecimentos, enfim, não fique estagnado no tempo. Apresento umas dicas de atendimento que certamente ajudar no dia-a-dia:
1- Cumprimente e sorria: um “olá”, “bom dia”, “boa tarde”, seguido de um sorriso com muito entusiasmo e otimismo, abre portas e a bolsa do cliente.
2- Fale o nome do seu cliente: chamar o cliente pelo nome causa uma empatia maior. Mas não abuse: use o “senhor ou senhora” para as pessoas mais idosas e somente deixe de usar se o cliente lhe autorizar. Mesmo assim, nada de intimidade como “querida”, “nêga” ou qualquer outro sinal que denote uma intimidade que não existe.
3- Coloque-se ao dispor do cliente: “Senhor João em que posso ajudá-lo?” Evite aquele “pois não” ou ainda o pior “o que você quer?” Oferecer ajuda é sempre melhor que já usar uma negativa com o cliente antes mesmo de começar a vender.
4- “Estou só olhando, obrigado”: esta é uma grande mentira que a maioria de nós falamos quando estamos interessados em algo, mas ainda não decidimos. Pesquisas já demonstraram que 80% das compras são decididas no ponto de venda e não antes. Então, de dez pessoas que “estão só olhando”, oito compram. Mesmo assim, coloque-se à disposição do cliente. Afaste-se um pouco dele para deixá-lo à vontade para escolher o que deseja, mas não saia da sua “vista”. Esteja disponível caso ele solicite informações. Tenha um cartão com seu nome e entregue ao cliente, para que ele lembre seu nome, principalmente se a loja estiver muito cheia. Mesmo assim, não o abandone, esteja sempre por perto.
5- Meu cliente, meu Rei: tenha em mente durante todo o tempo, que você só está ali porque o cliente existe, mesmo que ele não compre daquela vez. Mais de 60% dos clientes não voltam a comprar na mesma empresa por causa do mau atendimento.
6-Ouça o cliente: deixe o cliente falar. Pergunte primeiro tudo o que puder para entender o que o cliente deseja. Antes de pensar o que pode servir para ele, ouça-o. Só assim você poderá dar um atendimento diferenciado, efetuar a sua venda e ainda ter esse cliente para compras futuras.
7- Faça mais do que acha que pode: deixe a preguiça de lado. Ofereça de forma sutil e educada um pouco mais do que o cliente pediu. Ofereça outra cor, outro modelo, fale dos benefícios do produto. Faça o cliente imaginar-se usando o produto ou serviço que está sendo oferecido. Clientes compram experiências. Aproveite e ofereça também produtos ou serviços que possam ser agregados à compra principal. Se comprou uma calça, ofereça um cinto. Enfim, muitas vezes essas compras deixam o cliente ainda mais feliz e o vendedor também.
8- Crie relacionamento: cadastre seus clientes para algo muito simples, que se chama pós-venda. Ligue depois para ele, confirme sua satisfação com o produto ou serviço adquirido. Coloque-se à disposição. Anote o que ele comprou e quando chegar algo similar, ligue para ele e ofereça a novidade. Crie um relacionamento com seu cliente.
9-Acompanhe seu cliente até o final da compra: não abandone seu cliente antes que ele deixe a loja. Ao finalizar a compra, coloque-se ao dispor dele e nunca deixe de entregar um cartão.
10- Agradeça: jamais deixe de agradecer seu cliente sempre com um sorriso e coloque ao dispor para uma nova aquisição.
Fonte: www.administradores.com.br
Janeiro 2008