PAC - Programa de Aceleração do Comércio?
O governo Lula lançou o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, que prevê investimentos bilionários em diversos setores da economia, entre eles, o sistema de transportes. Os investimentos vão aquecer a economia e os reflexos do PAC certamente vão chegar até o comércio.
Com mais dinheiro em circulação, o poder de consumo vai aumentar e comércio e indústria, mesmo que indiretamente, também serão beneficiados. Estudos indicam que alguns setores da produção mesmo se aumentarem em 100% a capacidade instalada até 2013, não conseguirão atender à demanda. Apesar dos claros indícios, não é possível saber exatamente qual será a reação do comércio. Entretanto, devemos estar preparados.
Primeiro, para não sermos surpreendidos pela demanda ou até mesmo pela concorrência. Segundo, para que possamos crescer junto com a economia. Esperamos durante anos para que o governo desenvolvesse algum projeto que, efetivamente, colaborasse com os setores produtivos.
Vamos torcer para que todas as expectativas se confirmem e que o Brasil entre de uma vez por todas na rota do crescimento, com uma economia sólida e uma distribuição de renda mais justa e solidária, gerando emprego e renda para a fatia da população que mais precisa e que continua à margem do consumo e da sociedade, não fazendo ainda parte das estatísticas.
Fevereiro 2008